X


OBRA DESTAQUE: CAMPO DE PROVAS MERCEDES-BENZ

04/07/2018 | Conteúdo

OBRA DESTAQUE: CAMPO DE PROVAS MERCEDES-BENZ

 

MERCEDES-BENZ INAUGURA NO INTERIOR DE SP O MAIOR CAMPO DE PROVAS DO HEMISFÉRIO SUL

 

No dia 18 de maio, a Mercedes-Benz inaugurou em Iracemápolis/SP seu campo de provas para o desenvolvimento de caminhões e ônibus. Além de ser a maior estrutura para esta finalidade no hemisfério sul, o campo também é o mais tecnológico com aplicação de vários conceitos da Indústria 4.0.

 

Construído em terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, o complexo tem estrutura de 16 pistas de testes, sendo 14 para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico e uma de terra, totalizando extensão total de 12 km. O complexo contou com apoio da Mercedes-Benz da Alemanha e investimento de aproximadamente R$ 90 milhões.

 

A Leonardi, uma das maiores indústrias de pré-fabricados do Brasil e cliente Plannix, foi a responsável por executar esse desafiador e audacioso projeto que contou com 7.000m3 de concreto distribuídos em uma área de 14.772m2. No campo de provas foram instaladas 844 placas de concreto com 20 m² de área e 8 m³ cada uma.

 

Para fazer a gestão e controle eficiente de todo o processo, desde a fabricação das estruturas em pré-fabricados até a montagem das peças no campo de prova, a Leonardi contou com o Precast Control, software exclusivo da Plannix. Com o Precast, a Leonardi pode controlar todas as etapas de produção in loco ou via mobile, programar a dinâmica mais eficiente de utilização de formas, controle de estoques e peças, executar melhor o planejamento e programação de montagem por equipe, entre outros processos que aumentaram a performance desta operação extremamente complexa.

 

O campo de provas opera com tecnologia de conectividade do Driver Guidance System, que se destaca por trazer conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Este sistema utilizado pela companhia permite conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo na Alemanha e nos Estados Unidos.  Dessa forma, os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estão sendo testados em qualquer um dos complexos. O sistema de monitoramento permite verificar todos os dados e informações que estão sendo avaliados num exato momento pelas equipes de desenvolvimento.

 

Sem dúvidas, esse empreendimento é um marco na história da indústria da construção do Brasil no que se refere a dimensões e aplicações de inovações tecnológicas. Parabéns a Leonardi pela conclusão com êxito de mais uma obra de sucesso, entregando ao cliente produtos da mais alta qualidade, com economia e velocidade. Para a Plannix foi uma honra participar deste processo.